CAMPEONATO BRASILEIRO 2012


Uma campanha impressionante, o tetracampeonato com três rodadas de antecedência, o artilheiro do Campeonato Brasileiro. Assim foi a participação do Fluminense no Brasileirão 2012. No dia 11 de novembro, ao derrotar o Palmeiras por 3 a 2 com dois gols de Fred, um deles o do título, o Fluzão conquistou o tetra brasileiro na 35ª rodada, conseguindo uma marca inédita: até então, nenhuma outra equipe tinha conquistado o título nesta rodada, com o número de pontos alcançado pelo Flu, 76, na história do Brasileirão com 20 clubes.
Os números do Fluminense no Brasileirão de 2012 são impressionantes. O time conquistou o maior número de vitórias e o menor número de derrotas na competição. A defesa foi a menos vazada, com 33 gols, e o ataque foi o segundo melhor, com 61. Fred foi o artilheiro do Brasileiro, com 20 gols, e o jogador decisivo que a equipe precisava para a conquista.
Tanta superioridade pôde ser confirmada com a escolha da seleção do Brasileiro. Quatro jogadores tricolores – Diego Cavalieri, Carlinhos, Jean e Fred – foram escolhidos os melhores de suas posições. O comandante da campanha, Abel Braga, foi escolhido o melhor técnico – ele que encerrou a sua participação no Brasileirão como o terceiro maior treinador da história do clube, com 178 partidas. Para fechar com chave de ouro, Fred foi escolhido o craque do campeonato. Esta é a eleição oficial do torneio, feita pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Além dos jogadores da seleção do campeonato, Deco e Thiago Neves, craques já consagrados, tiveram participação fundamental na conquista, assim como a zaga, que foi a menos vazada da competição. Gum, Leandro Euzébio, Digão, Anderson e Elivélton também se destacaram. No meio, Wagner substituiu muito bem Deco sempre que necessário, e Edinho foi sempre um valente em campo. No ataque, Rafael Sobis foi fundamental para manter o alto nível. Nas laterais, não só Carlinhos, mas Bruno, Wallace e Carleto também se destacaram.
A participação da base foi fundamental numa competição que exige um elenco forte. Ao todo, 12 dos 29 atletas utilizados por Abel Braga durante o Brasileirão vieram de Xerém, marcando 16 dos 61 gols da equipe, o que representa 26% do total. A mescla de atletas formados na base com craques já consagrados foi uma determinação da atual diretoria, para valorizar os novos talentos e equilibrar o elenco, e se mostrou acertada.
Vale dizer que em algumas partidas importantes, como as vitórias sobre o Náutico (2 a 0), fora de casa, sobre o Sport (1 a 0), em Volta Redonda, e sobre o Santos (3 a 1), no Engenhão, no jogo em que o Fluminense assumiu pela primeira vez a liderança do Brasileirão, os gols foram marcados por Samuel e Wellington Nem, jogadores da vitoriosa base tricolor.
Tantos dados positivos serviram para, curiosamente, marcar a história do clube. A exemplo de 1984, o Fluminense também foi campeão carioca e brasileiro na mesma temporada.
PROXIMA
ANTERIOR
Click here for Comments

0 comentários:

Não Será Aceito Palavrões.